1.5.07

Ornabi - Sebo tradicional do centro de SP vai fechar

O Estado de São Paulo, publicou no dia 29/04/2007, o artigo "A última página na história da Ornabi" - O sebo Ornabi, abreviação de Organização Nacional de Bibliotecas, que, depois de 62 anos de atividade em São Paulo, vai fechar as portas, a data marcada é 31/05/2007.

O livreiro que chegou a reunir 400 mil volumes nas prateleiras espalhadas entre salas e corredores do Edifício das Arcadas, construído entre 1915 e 1920, no centro de São Paulo, e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Está ali desde 1945. Ornabi, chegou a ocupar três andares. A concorrência, a degradação do centro, o decrescente interesse pela leitura fizeram o espaço minguar. Hoje, ocupa parte do primeiro andar - o resto está vazio ou alugado para pequenos comércios.

São agora 15 mil volumes, uma máquina registradora e outra de escrever que acompanham “seu Luiz” o proprietário, desde a inauguração, uma foto ao lado do jurista Pontes de Miranda e a homenagem do advogado Pedro Brasil Bandecchi: “Admiro a obra que fizeste, mas dou mais valor à coragem de fazê-la.” Leia íntegra

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso sim daria um bom documentário... hum...quem sabe...